quinta-feira, 9 de setembro de 2010

desnutriçaoÉ importante manter uma dieta rica em nutrientes. A desnutrição é definida como o desequilíbrio nutricional que ocorre em indivíduos que se alimentam de forma incorreta. A alimentação incorreta pode ocorrer por causa de dietas radicais, má absorção de nutrientes, falta de alimentação diversificada (rica em nutrientes), alimentos em más condições de serem ingeridos e outros. Normalmente a desnutrição é diretamente ligada a fatores sociais, já que todo indivíduo tende a ligar desnutrição com pobreza, porém a desnutrição também pode se manifestar em pessoas com problemas patológicos como a anorexia que impede a pessoa de se alimentar e a bulimia que faz com que a pessoa induza o vômito de tudo o que comeu. Quando a ingestão de alimentos torna-se limitada o organismo passa a consumir tudo o que está armazenado nele. Inicialmente o organismo tem sua energia diminuída, em seguida o organismo passa a utilizar a glicose armazenada para obter energia. Quando a glicose chega ao seu limite, o organismo busca no glicogênio encontrado no fígado e rins sua fonte de energia. A partir dessa iniciação nociva do organismo em busca de energia para exercer suas funções, começa um ciclo altamente prejudicial ao organismo. O coração tem sua massa muscular diminuída, a pele se torna mais fina, o sistema imunitário se torna vulnerável, as chances de haver anemia são grandes e o trato gastrointestinal permanece vulnerável à proliferação de bactérias. A desnutrição pode ser controlada de acordo com a situação de cada indivíduo. desnutriçao


É importante manter uma dieta rica em nutrientes.
A desnutrição é definida como o desequilíbrio nutricional que ocorre em indivíduos que se alimentam de forma incorreta. A alimentação incorreta pode ocorrer por causa de dietas radicais, má absorção de nutrientes, falta de alimentação diversificada (rica em nutrientes), alimentos em más condições de serem ingeridos e outros.

Normalmente a desnutrição é diretamente ligada a fatores sociais, já que todo indivíduo tende a ligar desnutrição com pobreza, porém a desnutrição também pode se manifestar em pessoas com problemas patológicos como a anorexia que impede a pessoa de se alimentar e a bulimia que faz com que a pessoa induza o vômito de tudo o que comeu.

Quando a ingestão de alimentos torna-se limitada o organismo passa a consumir tudo o que está armazenado nele. Inicialmente o organismo tem sua energia diminuída, em seguida o organismo passa a utilizar a glicose armazenada para obter energia. Quando a glicose chega ao seu limite, o organismo busca no glicogênio encontrado no fígado e rins sua fonte de energia.

A partir dessa iniciação nociva do organismo em busca de energia para exercer suas funções, começa um ciclo altamente prejudicial ao organismo. O coração tem sua massa muscular diminuída, a pele se torna mais fina, o sistema imunitário se torna vulnerável, as chances de haver anemia são grandes e o trato gastrointestinal permanece vulnerável à proliferação de bactérias.

A desnutrição pode ser controlada de acordo com a situação de cada indivíduo. O controle pode ser feito em casa quando não há complicações graves ou no próprio hospital quando o indivíduo já possui complicações de necessitam de maiores cuidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário